segunda-feira, 21 de novembro de 2011
C.T.G. RANCHO DA SAUDADE É CAMPEÃO DO ENART 2011
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
Tá no ENART??? Tá no Mundo!!!!
Tá no ENART??? Tá no Mundo!!!!
Mais uma vez a equipe de Rogério Bastos estará transmitindo o ENART ao vivo e, desta vez, com transmissão pela TV Tradição: http://www.tvtradicao.com.br/ e também no site: www.enart.org
O ENART começa na Sexta (hoje) e vai até Domingo, dia 20 de novembro de 2011.
Fica a dica para assistirem ao maior encontro cultural das Américas e se emocionarem com as maravilhosas danças tradicionais gaúchas.
Só para relembrar, o primeiro FEPART - Festival Paranaense de Arte e Tradição Gaúcha a ser transmitido ao Vivo foi o realizado em Marechal Cândido Rondon/PR pelo CTG Tertúlia do Paraná em 2010 e foi ao ar graças a uma parceria com a TV Rondon que, além de transmitir o domingo ao Vivo, retransmitiu o evento por diversas vezes, fazendo com que a Arte e Tradição Gaúcha do estado do Paraná chegasse a casa de milhares de pessoas que ainda não conheciam eventos desta natureza.
Em Marechal Cândido Rondon foi o maior evento cultural da história, pois reunimos mais de 4.000 participantes nos 3 dias do 21º FEPART.
Uma dica???? Não perca a transmissão e se emocione: http://www.tvtradicao.com.br/ ou www.enart.org
(PS: Nossa gurizada viajou pra lá assistir e aprender mais um pouco sobre arte e tradição gaúcha).
quarta-feira, 12 de outubro de 2011
Lino Grutzmann... Grande companheiro...
Todos nós do CTG Tertúlia do Paraná vamos sentir sua falta.... Que Deus lhe abençoe.....
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
O QUE É UM FEPART???
EM TEMPO: A autoria, segundo o que o vivente me disse, é do Cristhian Repula: https://www.facebook.com/cristhian.repula
Segue aí:
Buenas amigos tradicionalistas, vamos entrando na reta final do ano de preparação para o tão esperado FEPART. O tempo para quem está ensaiando se esgotando, às vezes até duvidamos que tudo ficará pronto a tempo, hora que mais precisamos daquele coordenador que faz milagres para ajudar seus “filhos”, e até esquecemos das broncas por faltas, etc. Essa hora de tensão em que o grupo procura se unir, s...e focar em seu objetivo. Que quando vamos dormir, sonhamos com o momento, com o resultado.
Todos os grupos, tanto "A" quanto "B", tiveram bem mais que 25 horas de ensaio, bem mais que 25 dias de ensaio, mas terão no máximo 25 minutos para mostrar no palco do FESTIVAL PARANAENSE DE ARTE E TRADIÇÃO (FEPART) toda a sua arte.
Todos os instrutores de dança já devem estar com o planejamento pronto, o desempenho do seu grupo durante o ano analisado, superando e aperfeiçoando os pontos fracos de sua equipe e estimulando os pontos fortes ainda mais. Além de trabalhar as danças também muitos grupos fazem trabalhos motivacionais visto que vários fatores influenciam a performance de sua equipe neste momento de competição, e um deles é o fator psicológico.
Muitos são os grupos que se sentem a vontade no palco do FEPART, mas se sabe que existe um trabalho por trás desse comportamento. A segurança e a motivação do dançarino, muitas vezes, resultam de um grande trabalho em equipe, de uma preparação técnica aliada à experiência e a vontade de melhorar.
Mas dançar o FEPART acredito não ser apenas aqueles 2 dias do mês de Outubro.
Começa por juntar os amigos para ensaiar uns 9 meses, muitas horas por semana. No começo do ano convidado todas as pessoas possíveis, pessoas que já dançaram e as que nunca sonharam em dançar, para entrar no grupo. Nos atirarmos em cima do palco no fim do ensaio de tão cansados. Odiar ir no ensaio depois que seu time perde. Não ver a hora do dia do ensaio se ele ganha. Quebrar a cabeça para aprender o sarandeio ou aquele ritmo do sapateio. Jurar que esse é seu último ano porque não aguenta mais essa vida. Discutir até onde um movimento que inventou fica bom ou não. Passar frio de madrugada ensaiando. Rir muito das histórias de cada um durante a semana. Achar apelido para todo mundo. Contar aquela piada que aprendeu no trabalho. Rir das perguntas que os colegas fazem para o instrutor. Combinar com todo mundo para ir para shows, baladas. Dizer que não posso fazer algo porque tem ensaio sexta, sábado e domingo. Tomar uma gelada depois do ensaio até as 04:30 da manhã. Fazer aniversário surpresa para alguém do grupo. Receber puxão de orelha. Fazer loucuras. Fazer almoço no domingo de ensaio no CTG. Dar uma de carpinteiro, mecânico ou outros no CTG. Fazer uma janta às pressas no sábado depois do ensaio. Tirar fotos dos fiascos dos colegas nas jantas do grupo. Ir tomar sorvete com todo mundo pilchado e suado depois do ensaio de domingo. Pensar no que aprontar para as gurias de surpresa.
Trabalhar nas promoções do CTG. Fazer um projeto gigante para o FEPART e ter que correr para fazer promoções para juntar grana. Fazer apresentações porque querem ver a coreografia do FEPART passado.
Inventar um sarandeio ou sapateio novo e tentiar se o instrutor vai gostar. Inventar parodias para músicas. Viajar com o grupo para os rodeios. Testar as danças. Ficar em hotel, ficar em escolas ou ficar em barraca. Machucar o joelho. Fazer vaquinha para comprar algo. Comprar a mesma pilcha do grupo em tamanho pequeno para o filho ou filha. Discutir dança de manhã, tarde, noite e madrugada.
Repassar 1000 vezes a mesma dança. Rezar no fim de cada ensaio. Fazer o grito de guerra. Se orgulhar de dizer que dança por seu grupo e não para ganhar de x ou y. Ficar feliz por isso dar certo. Inventar coisas novas para a interpretação, para as coreografias. Assistir um DVD do ENART e ter várias ideias.
Fazer ensaio improvisado. Fazer ensaio cantando porque não tem som. Brigar, discutir, rir, festejar, esperar o sorteio da ordem de apresentação. Sorteio das danças. Pensar no futuro do grupo. Conhecer gente de outros lugares. Ser conhecido ser invisível, ser reconhecido, ser desconhecido. Cantar parabéns no ensaio. Receber elogio da patronagem. Ensaios extras na última semana, ensaio com as pilchas, quase morrer de ansiedade, arrumar as malas e conferir 10x se está tudo certo. Ver a família e o CTG na arquibancada. Escutar o tio Osvaldo dizendo BOA SORTE MOÇADAAAAA então Arrepiar-se. Emocionar-se.
Isso é um pouco do FEPART.
A outra parte são aqueles 20 minutos que servem para saber se recomeçaremos tudo de novo ou se vai ter mais um apresentação no domingo. Se não deu certo, ficamos tristes, até o dia do próximo encontro ou ensaio, quando riremos de tudo que deu errado. Se deu certo fazer aquela festa de comemoração depois ficar aliviado que teremos enfim um pouco de folga e passado uma semana já ter saudade de ensaiar.
E independente dos resultados obtidos no FEPART, lembrem-se que futuramente não sentiremos falta de um título mas sim do companheirismo do grupo.
Desejo a todos boa sorte. Mas não sorte para ganhar, mas sim para superar-se, e que façam todos uma excelente apresentação.
"Superação é ter humildade de aprender como passado, não se conformar com o presente e desafiar o futuro." (Hugo Bethlem)
terça-feira, 27 de setembro de 2011
Rondonense ganha destaque Nacional em Concurso do CQC da Bandeirantes
Johny Guenther é desenhista e atualmente reside em São Francisco do Sul/SC, onde trabalha para a empresa BelliStudio, sediada em Blumenau.
Em Marechal Cândido Rondon, Johny Guenther trabalhou como chargista do jornal O Presente e como arte-finalista e chargista da extinta "Revista Circus", que era feita em conjunto com seu irmão Christian Guenther.
Para votar na charge é só entrar no site do CQC: http://cqc.band.com.br/caricaturas/#foto7
É a sétima Charge.
Votem para ajudar mais um Rondonense cujo trabalho ganha destaque nacional.
terça-feira, 20 de setembro de 2011
20 de Setembro. Entenda a Revolução Farroupilha
19/09 - Gomes Jardim e Onofre Pires comandam uma força de 200 rebeldes. Acampados nas cercanias de Porto Alegre, enfrentam os legalistas na Ponte da Azenha.
20/09 - Os revoltosos entram em Porto Alegre. O presidente da Província, Antônio Fernandes Braga, foge para Rio Grande.
21/09 - Bento Gonçalves chega à Capital.
08/10 - Os farroupilhas ocupam Piratini.
15/06 - Depois de várias escaramuças, Porto Alegre é retomada pelos imperiais.
10/09 - Combate do Seival
11/09 - O general Netto proclama a República Rio-grandense.
04/10 - Combate da Ilha do Fanfa. Bento é preso.
06/11 - Instala-se em Piratini, escolhida Capital, o primeiro governo republicano. Apesar de preso, Bento Gonçalves é eleito presidente. O cargo fica interinamente com Gomes Jardim.
07/05 - Forças farrapas comandadas pelo general Netto restabelecem o cerco sobre Porto Alegre, mas não conseguem tomar a Capital.
10/09 - Bento Gonçalves foge da fortaleza onde se encontrava preso, na Bahia, e volta à província.
10/11 - Bento reassume o comando rebelde e se incorpora às tropas que cercam Porto Alegre.
30/04 - Combate de Rio Pardo.
20/05 - O italiano Giuseppe Garibaldi dá início à construção de dois lanchões no estaleiro farrapo, montado às margens do Rio Camaquã.
14/02 - O governo rebelde é transferido para Caçapava, que passa a ser a nova capital da República Riograndense.
06/06 - Começa a travessia dos lanchões Rio Pardo e Seival, da Lagoa dos Patos até Tramandaí. Parte do trajeto é feito por terra, e as embarcações são puxadas por juntas de boi.
29/07 - É proclamada a República Catarinense, em Laguna.
22/03 - A capital da República Riograndense é transferida de Caçapava para Alegrete.
03/05 - Batalha do Taquari. Farrapos e legalistas proclamam-se vitoriosos.
16/07 - Os farrapos são derrotados em São José do Norte.
19/10 - Apesar do cerco de quase quatro anos, Porto Alegre permanece inacessível aos farroupilhas. Por isso, recebe o título honorífico de "Leal e Valorosa".
28/12 - Assinado tratado de ajuda mútua entre a República Rio-grandense e a República Oriental do Uruguai.
09/11 - O barão de Caxias assume como presidente da Província de São Pedro e comandante das forças legalistas.
1º/12 - Abertura da Assembleia Constituinte da República Rio-grandense, em Alegrete.
11/01 - O barão de Caxias marcha para os campos de batalha.
26/05 - Combate de Ponche Verde.
27/02 - Duelo entre Bento Gonçalves e Onofre Pires, que morre quatro dias depois em consequência dos ferimentos.
14/11 - De surpresa, os farrapos são atacados e derrotados no combate de Porongos.
28/02 - É assinado o acorde de paz entre farroupilhas e imperiais em Ponche Verde. Canabarro, comandante do exército republicano, proclama o fim do conflito.
1º/03 - O barão de Caxias anuncia a pacificação
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
Invernadas Juvenil e Adulta se Destacam no Rodeio Farroupilha
terça-feira, 6 de setembro de 2011
O Show dos SERRANOS foi um sucesso!!!
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
Apostila para Estudos do Concurso para Peões e Prendas da 10ª RT do MTG/PR
sexta-feira, 26 de agosto de 2011
quinta-feira, 25 de agosto de 2011
SHOW/BAILE COM OS SERRANOS dia 04/09
Marechal Cândido Rondon recebe novamente o conjunto OS SERRANOS para um grande show baile que será realizado no CLUBE CONCÓRDIA no dia 04/09/2011, através de uma parceria realizada entre a RÁDIO DIFUSORA e C.T.G. TERTÚLIA DO PARANÁ.
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
C.T.G. TERTÚLIA DO PARANÁ faz bonito no Rodeio de Colombo/PR
1° lugar entrada e saida JUVENIL B
3° lugar danças tradicionais ADULTO B
1° lugar entrada e saida ADULTO B
1° lugar chula mirim VINICIUS BECKER (PERIA)
1° lugar chula veterano EDSON VOIGT (FAROL)
2° lugar declamacao prenda adulta ADRIANE KAPPES (DRIKA)
2° lugar interprete solista vocal peao juvenil ALLAN PATRICK BAPTISTA (CURUIRA)
2° lugar interprete solista vocal prenda adulta ALINE VEIT PERIUS (VEIT)
2° lugar interprete solista vocal prenda juvenil DIANA DA CUNHA
2° lugar violao solo infanto juvenil DJEOVANA ROSSETTO (XAROPINHA)
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
C.T.G. TERTÚLIA DO PARANÁ recebe mais de 24mil Reais pela EXPORONDON 2011
A Expomar movimentou cerca de R$ 6 milhões, a Expo-Pecuária movimentou R$ 675 mil, a CCO teve o giro de R$ 927.776,00, perfazendo um montante próximo de R$ 8.000.000,00.
terça-feira, 9 de agosto de 2011
C.T.G. TERTÚLIA DO PARANÁ também recebe a 3ª Idade!!!
segunda-feira, 18 de julho de 2011
FESTA NACIONAL DO BOI NO ROLETE
A festa é gastronômica e faz parte dos festejos do aniversario da cidade, realizada no mês de julho a mais de 25 anos e a tradição, é assar o número de bois equivalentes ao número de anos de aniversario do município.
Ao invés de girar no rolete, o boi permanece imóvel durante o período do assamento, sem tostar demasiadamente em partes isoladas.
O primeiro-passo é a limpeza e higiene durante todo o processo com o animal. Preferencialmente o boi deve ser criado no campo.
Ao invés de girar no rolete, o boi permanece imóvel durante o período do assamento, sem tostar demasiadamente em partes isoladas.
O primeiro-passo é a limpeza e higiene durante todo o processo com o animal. Preferencialmente o boi deve ser criado no campo. (Fonte: www.boinorolete.com)
Seguindo a tradição de anos anteriores, nos festejos do 51° Aniversário do município de Marechal Cândido Rondon/PR, o C.T.G. Tertúlia do Paraná estará servindo vários pratos tradicionalistas. O Patrão do C.T.G., Elpídio Dall'Agnol, assevera que os valores obtidos com o lucro obtido na festa são revertidos para os trabalhos que são realizados com as Invernadas Artísticas, que englobam crianças a partir de 06 (seis) anos: “Atualmente possuímos cerca de 100 crianças e jovens que compõe as invernadas artísticas, onde são realizados trabalhos ligados á cultura e tradição gaúcha e paranaense, visando o crescimento moral e pessoal delas, preparando-as para os desafios da vida adulta”. Neste ano o cardápio oferecido será o seguinte:
Dia 21/07/2011 – QUINTA-FEIRA – Jantar à base de “Porco à Pampeana”, “Vaca Atolada” e saladas diversas – R$16,00 (dezesseis reais);
Dia 22/07/2011 – SEXTA-FEIRA - Almoço à base de “ Churrasco de Costela de Porco e Galeto de Frango e saladas diversas – R$18,00 (dezoito reais);
Dia 22/07/2011 – SEXTA-FEIRA - Jantar à base de “Galinhada, Macarronada e saladas diversas” - R$16,00 (dezesseis reais);
Dia 23/07/2011 – SÁBADO – Almoço à base de “Dobradinha/Buchada, Costelão de Fogo de Chão e saladas diversas” - R$18,00 (dezoito reais);
Dia 23/07/2011 – SÁBADO – Jantar à base de “Churrasco de Gado, Porco, Frango e saladas diversas” - R$18,00 (dezoito reais);
Dia 24/07/2011 – DOMINGO – Almoço à base de “Boi no Rolete, carne de gado na estufa e saladas diversas” - R$22,00 (dezoito reais);
Dia 25/07/11 – SEGUNDA-FEIRA – Almoço à base de “Arroz de Galpão e saladas diversas” - R$16,00 (dezesseis reais).
As fichas antecipadas podem ser adquiridas com membros da Patronagem ou através do telefone: (45) 3254-2717 com Elpídio (Patrão).
domingo, 17 de julho de 2011
Dedicação: Transformar Lágrima em Título...
** "surrupiado do www.rogeriobastos.blogspot.com
Quantas vezes chorei, quieto, num canto, por ver meu filho sofrer com minha dura repreensão por algum ato de indisciplina dele.
Lembrava minha mãe, que sempre foi muito disciplinadora. Achava que ela não tinha “coração”, pois, como podia ser tão fria ao repreender-me. Aquilo doia nela tanto quando doía
Quando fomos estudar para o concurso regional, com meus três jovens indisciplinados (cada qual gostava menos de estudar) lembrei de cara os ensinamentos de minha mãe (só não podia passar o relho neles). De nada adianta sermos amigos, termos a Luciana levando lanchinhos deliciosos e ajudando se nós não nos ajudávamos. Dizia pra eles que não adianta chorar, depois, sobre o leite derramado: “ah se eu tivesse visto isso...”, “ah se eu tivesse estudado mais e brincado menos...”, pois arrependimentos vêm depois, pra nos corroer e fazer-nos sofrer. Por esse motivo planejamos cada passo.
Lembrei para eles a coordenadoria da 7ª Região, na pessoa da Gilda Galeazzi, que quando diz que vai ganhar determinada competição, ganha. Por quê? Simples. Planejamento. Foco. Dedicação.
Éramos fracos só em alguns itens como prova escrita, oral e campeira. A gurizada eram uns artistas. Tínhamos de superar as limitações de cada um pela disciplina
Tinha gente que me dizia: “Não cobra muito de teu filho, ele é uma criança!”. Troquei os papéis. Ensinava o Guri, que ensinava o Piá, brincando. Depois os dois desafiavam o Peão
Às vezes nos achamos até invencíveis e nos afastamos daquilo que nos leva ao real sucesso: a Disciplina e a preparação. Tem uma máxima que nos diz: “quanto mais suamos nos treinamentos, menos sangramos no campo de batalha”. A meta nós tínhamos: Onde queremos chegar? Conversamos muito sobre isso. Aí veio o planejamento: Como nós vamos chegar lá?
Mas uma coisa tivemos sempre muito clara na preparação, que eram os concorrentes, eles também se prepararam, se dedicaram, então, deveriam ser respeitados e, acima de tudo, entender que este seria o grupo que eles iriam conviver por um ano e, quem sabe, pela vida toda, como eternos amigos. Não importa o título conquistado se for incapaz de fazer parte de um grupo, de uma equipe e disciplinar o ego.
Deve-se largar de mão o “eu” e valorizar o “nós”. Não vamos confundir a disciplina com métodos rígidos, duros, mas como o envolvimento de todos em uma busca planejada pelos objetivos e metas. A disciplina e a ética são hábitos que perpetuam os melhores resultados. Isso tudo vale, como sempre digo em minhas palestras pelo Rio Grande, tanto para as invernadas que se preparam para o ENART como para aqueles que se preparam para os concursos de prendas e peões, interprete, declamação, instrumentais ...
segunda-feira, 4 de julho de 2011
CURSO DE DANÇAS GAÚCHAS DE SALÃO - INÍCIO EM 11/07/2011
segunda-feira, 6 de junho de 2011
5° FESTOARTE - Toledo - 04 e 05 de junho de 2011
terça-feira, 31 de maio de 2011
JANTAR DANÇANTE - COMIDA ITALIANA - DIA 11/06/2011
terça-feira, 24 de maio de 2011
CTG Tertúlia do Paraná se destaca no Rodeio de Capanema de 2011
Capanema 2011
quarta-feira, 18 de maio de 2011
10 COISAS PARA SE APRENDER COM O JAPÃO
Nenhuma imagem de gente se lamentando, gritando e reclamando que “havia perdido tudo”. A tristeza por si só já bastava.
Filas disciplinadas para água e comida. Nenhuma palavra dura e nenhum gesto de desagravo.
Arquitetos fantásticos, por exemplo. Os prédios balançaram, mas não caíram.
As pessoas compravam somente o que realmente necessitavam no momento. Assim todos poderiam comprar alguma coisa.
Nenhum saque a lojas. Sem buzinaço e tráfego pesado nas estradas. Apenas compreensão.
Cinquenta trabalhadores ficaram para bombear água do mar para os reatores da usina de Fukushima. Como poderão ser recompensados?
Os restaurantes cortaram pela metade seus preços. Caixas eletrônicos deixados sem qualquer tipo de vigilância. Os fortes cuidavam dos fracos.
Velhos e jovens, todos sabiam o que fazer e fizeram exatamente o que lhes foi ensinado.
Mostraram enorme discrição nos boletins de notícias. Nada de reportagens sensacionalistas com repórteres imbecis. Apenas calmas reportagens dos fatos.
Quando a energia acabava em uma loja, as pessoas recolocavam as mercadorias nas prateleiras e saiam calmamente.
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Entrevista com o Instrutor TONI do CTG Tarca Nativista
quinta-feira, 12 de maio de 2011
Lúdica/Jogos Tradicionalistas
Os jogos Tradicionalistas são uma boa forma de integração e interação entre os integrantes dos CTG's, além de ser uma ótima forma de diversão.
No RS, se realiza de maio a janeiro, quando os galos mudam as pernas, não se depenam, porque sangram.
Para tirar criação, os galistas acasalam um galo "sangue" com uma galinha "índia" também chamada de "china". Os animais começam a ser treinados aos dez meses, para a rinha com um ano a um ano e meio. A partir dos cinco meses os galos ficam presos, cortam-se as penas das pernas, fumenta-se com cachaça e ervas e deixam o galo no sol para obter músculos enrijecidos e pernas vermelhas para o combate. Protegem o galo com uma biqueira e batoque ou retovo (peça de metal ou couro, colocadas sobre as esporas do galo). Existem exercícios de mão do galista (floreio): o galo é jogado para o alto para fortalecer as asas. Forçam o galo a abaixar-se 20 vezes por dia, estes treinamentos são chamados de "batida". A cada 20 minutos de luta o galo é massageado. Quando um galo "canga", imobiliza-o.
Cancha Reta
As corridas de cancha reta, deve ser em um terreno firme. Podem ter quatro trilhos ou caminhos com uma distância de um metro do outro, com comprimento de 200 a 500 metros. Um "bandeirista", chamado de "verdor de mau jogo", confirma a saída dos cavalos e o juíz, ou "senteciador", anuncia o vencedor. Quando correm apena dois animais, diz-se CARREIRA, quando participam três ou mais, diz-se PENCA ou CALIFÓRNIA. O corredor ou ginete usa uma "festa" ou "tala" para fustigar o animal e, para picar, usa espora ou esporim. O final da raia chama-se "sentença". Diz-se que um cavalo "ganha luz", quando ultrapassa o adversário de corpo inteiro.
Jogo de Osso ou Tava (ou Taba)
Chegou com os espanhóis, com a fundação de Buenos Aires, em 1580, este jogo popularizou-se. A PISTA- mede sete passos e meio entre a cabeceira e a raia. Deve-se delimitar onde o osso deve cair. As proximidades da raia são constantemente umidecidas para que o osso não "pique", ou seja, ao bater no chão duro não deve tornar a saltar.
O OSSO- tava, astrágalo, osso extraído do jarrete da rês. O lado mais liso é "culo" e a face côncave é "suerte". Geralmente as tabas são ferradas, mas diz-se que a tava está "carregada" ou "chumbada", quando está viciada, preparada para cair da maneira desejada pelo jogador. O JOGO- o osso é lançado das cabeceiras da pista para o centro, onde existe a raia, dividindo a pista. Os jogadores inclinados, atiram o osso de "volta e meia" ou de "duas voltas" (as maneiras mais comuns). De "roldana", quando a tava vai girando sempre.
Ao cair, deve ficar "clavado", ou seja firme com o culo ou suerte para cima: se cair de lado, repete o lance, porque não houve ganhador.
Tejo
De origem espanhola vigente na região da fronteira.
O Tejo pode ser um pedaço de telha ou pedra arredondada em formato de moeda, ou moedões de chumbo. Com a faca é riscado no chão um retângulo de 40x30 com um buraco pequeno onde caiba o tejo. Na borda do buraco, crava-se a faca, e na direção desta traça-se, no chão, uma raia de 10 a 15 passos de distância, onde se colocam os jogadores, para fazer o arremesso. O tejo se cair dentro do buraco é 4 pontos, se bater na faca ou palo ou sobre a linha divisória conta 2 pontos, e se cair dentro do retângulo é 1 ponto. Batendo no palo e cair no buraco somam-se 6 pontos.
Mora
Característico na região italiana. Dois jogadores abrem a mão ao mesmo tempo, e canta, cada um, um número de um a dez. A soma do que os dois cantarem, dá um ponto a quem tiver acertado. Como é considerado melhor jogador quem tiver chamado primeiro, o jogo fica muito rápido. Existem três tipos de Mora, a Mora Ponto Parola, Mora Corrida e a Mora Cantada